quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

#4 Uma flor para o seu jardim

Há meses, apareceu um recado no elevador: "Os 21 vasos de violetas da Fátima, faxineira do prédio, haviam sido furtadas". Quem faria algo assim e por quê? A Fátima é sempre gentil com todas as pessoas, sempre educada e trabalha há muitos anos no prédio. Ela também tem uma relação muito afetiva e bonita com as flores. Quando seu filho faleceu, alguns moradores se juntaram para pedir ajuda para ela e depois ela fez questão de dar um vaso de violeta para cada pessoa que tinha colaborado. Lembro até hoje do dia que ela veio aqui em casa, agradecendo pela ajuda e me entregou um vaso com suas flores prediletas :)

Quando li que seus vasos haviam sumido, eu pensei na mesma hora: vou comprar flores para alegrar seu dia. Mas, confesso, deixei para depois, depois, depois e esqueci... Quando lembrei, fiquei com vergonha e pensei comigo: "não faz nem sentido dar as flores para ela agora, já faz muito tempo". Engano meu, claro. Há duas semanas, eu estava sozinha em casa e "do nada" lembrei da Fátima. Saí e resolvi passar na floricultura perto de casa para comprar algumas violetas para ela.

Coincidentemente (ou por destino?) a Fátima estava na portaria assim que cheguei com as violetas, eu entreguei para ela, disse que esperava que a ajudasse refazer o jardim dela. A emoção dela nos aproximou, acabamos conversando sobre o ocorrido e ela ainda não entende quem poderia fazer isso com ela. Mas de todo o jeito, ela já estava com alguns vasos e os que eu acabara de dar a ela, a ajudaria a voltar com sua coleção de violetas.

Conversamos sobre outras coisas, me senti mais próxima dela e de sua história de vida. E a lição? Nunca mais deixo para fazer depois algo que sei que pode mudar o dia de alguém. E se por acaso eu não conseguir fazer o que quero na hora que quero, não acharei que é tarde demais.

Nunca é tarde para ser gentil com o outro ;)

Um comentário:

Julio Melo disse...

Em muitas vezes um pequeno gesto que a gente faz se torna um gesto gigantesco pra quem recebe...

Esse título: "Os 21 vasos de violetas da Fátima, faxineira do prédio, haviam sido furtadas" daria um bom romance policial: "O desconhecido ladrão de violetas".